martes, 6 de noviembre de 2012

VII Encuentro Latinoamericano de Estudiantes de Historia - VII ELEH

CONVOCATÓRIA AO VII ELEH (Verção en Portugues) I. APRESENTAÇÃO O Encontro Latino-Americano de Estudantes de História (ELEH) é um evento de reunião académica e integração entre estudantes das distintas escolas e faculdades de Ciências Históricas ao longo de nossa América. Constitui, então, um espaço de reflexão e construção coletiva da historiografia desde e para a nossa região. Na sua sétima versão, vai ser organizado pelos estudantes da Faculdade em Historia da benemérita Universidade Autônoma de Puebla (BUAP), em união com os alunos do Colégio de História da Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM); os mesmos que, em conjunto, conformam o Comité Organizador. Por esse médio, dito Comité Organizador faz extensivo esse convite para participar do VII Encontro Latino-Americano de Estudantes de História que celebra-se-há na cidade de Puebla de Saragoça, México, do 07 ao 11 de outubro de 2013. II. PARTICIPANTES O Encontro esta dirigido principalmente a estudantes do território de Nossa América (tanto de pré-graduação assim como de pós-graduação); porém também abre-se esse convite a toda pessoa interessada procedente dos cinco continentes, formados e investigadores da especialidade de História, assim como de outras disciplinas afins. II.1 Assistentes Podem participar em qualidade de assistentes todos os estudantes, formados e investigadores de universidades nacionais e estrangeiras, e público em geral. II.2 Palestrantes Podem participar na presente convocatória todos os estudantes inscritos nas diferentes Universidades, Colégios e Academias de Nossa América que fiquem cursando os estudos de Pré ou Pós-Graduação em História ou alguma outra ciência social afim. As palestras podem ser trabalhos monográficos, ensaios, capítulos de teses (por sustentar ou em processo de elaboração), de caráter histórico. Os trabalhos podem ser individuais ou grupais, esses últimos conformados por um máximo de 02 pessoas. III. BASES PARA A APRESENTAÇÃO DAS PALESTRAS Todas as palestras deverão ficar compostas pelos seguintes item: III.1 Dados pessoais do Palestrante ou Palestrantes · Nome(s) completo(s). · Correio electrónico e Telefone de contato. · País que representa · Universidade/Centro Académico de procedência · Nível Académico (Pré-graduação, graduação, pós-graduação) Essas informações devem ser enviadas unicamente pelo Formato de Dados Pessoais (FDP) que ficará disponível no site www.viieleh.mx. III.2 Estrutura da Palestra · Título. · Abstract (máximo 500 palavras). · Palavras chave (máximo 06). · Corpo do trabalho. · Conclusões. · Bibliografia e fontes (não ficam consideradas dentro da extensão máxima). III.3 Indicações sobre a apresentação dos Trabalhos Os trabalhos das comunicações/palestras não devem superar as 15 páginas (sem contar bibliografia e apêndices) e serão apresentadas somente através do Formato de Apresentação de Palestras (FPP) e respeitando as seguintes especificações: · Papel tamanho Carta, com margens de 2,5 cm. na parte superior e inferior e 3 cm. na parte esquerda e direita. · Espaçamento de espaço e meio (1.5) para o corpo do trabalho e simples (1.0) para o aparato crítico. · Tipo de letra: Arial num. 12 para o corpo do trabalho. O aparato crítico deverá escrever-se em letra Arial, num. 10. · Formato de apresentação: doc. · La palestra poderá ser escrita em espanhol (recomendado), português, inglês e francês. · Na primeira página deverá se incluir o FPP, onde se insertará o abstract de caráter analítico (deverá descrever os objetivos, a metodologia e os resultados e principais contribuições do trabalho). · Após o abstract, deverá se insertar um listado de três a seis palavras chave. · A continuação, deve-se esvaziar a totalidade do conteúdo da palestra no FPP. · O nome do autor não deve aparecer no trabalho. · Os dados do autor devem se entregar somente no FDP, o qual será enviado como documento anexo ao correio da palestra. · Sendo enviada sua palestra, nós responderemos ao correio lhes enviando uma notificação de ter recebido a palestra de forma conforme. III.4 Sobre a Exposição e o Debate A exposição dos trabalhos realiza-se-há em mesas temáticas, onde cada palestra terá uma duração máxima de 15 minutos para sua apresentação. A moderação ficará encarregada a um aluno da Faculdade de História da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (BUAP). Os comentários, observações, questionamentos e críticas serão realizados ao término das palestras da mesa. Para isso haverá um total de 20 minutos. Para responder aos comentários e/ou críticas, os palestrantes disporão de um total de 20 minutos. IV. TEMÁTICA O Comité Organizador tem proposta três principais eixos temáticos de livre eleição para a realização das palestras. Dita proposta não exclui a apertura de qualquer outro eixo de investigação, sempre e quando sejam sempre acessíveis e abordáveis pela História, tentando sempre a maior heterogeneidade possível: IV.1) Movimentos estudantis em Latino-América Desde a conjuntura de 1968, a juventude tem trabalhado tenazmente através dos movimentos sociais para conceber uma realidade inclusiva, democrática e vinculada com o desenvolvimento integral da sociedade, alheia por inteiro ao mantimento de privilégios e instabilidade social, derivados do sistema político liberal que definia a democracia como a simples ação de sufrágio. É assim como a procura dos valores que conformam a essência dos direitos humanos da quinta geração —políticos, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento social— têm feito que os movimentos sociais tenham na juventude o sustento legítimo como mobilizador das massas e construtor vertiginoso da nova realidade. Por isso a importância de resgatar, analisar e interpretar a natureza dos movimentos sociais, definindo para isso qual tem sido o papel da esquerda, dos valores nacionais e da realidade globalizante na qual esses movimentos geraramse e desenvolveram-se. IV.2) História e Liberação Temos de tomar em conta que a região, isto é, nossa América, esta conformada por um conjunto de nações demograficamente heterogêneas, socialmente desiguais e politicamente dominadas por padrões corporativos, determinados por um particular processo histórico que, entre outras coisas, inclui um passado, amalgama de culturas, de ritos, de sonhos, de mitos, de comportamentos sociais, assim como de injustiças, violências, traumas e vexações que tem dado lugar a certos problemas que não somente não tem caducado, mas que, como tem se mencionado, permanecem no presente, inclusive aumentados. América vive vertiginosamente esse tempo de desigualdade, injustiça e dominação, pelo qual vivemos em uma América que, paradoxalmente, nem é completamente “nossa”, de aí a necessidade de analisar criticamente os processos históricos e as formas de abordagem dos mesmos (historiografias), em ordem a conseguir mudanças que nos dirijam a assumir o compromisso de ser intérpretes de uma realidade dinâmica vinculada com a luta firme por alcançar a democracia e o respeito à justiça que alcancem todas as esferas da sociedade. Deve ser compromisso das novas gerações de historiadores a construção de novas políticas de conhecimento histórico, ordenadas para assumir um discurso que constrói os valores de uma sociedade emergente, cujo desenvolvimento nasce da luta social e encaminha-se até a libertação e apropriação de essa América que pode chegar a ser verdadeiramente Nossa. IV.3) A Terceira Raiz O Ano Internacional da Afrodescendência ficou decretado no 2011. Gravado na Resolução 64/169 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas visando fortalecer as medidas nacionais e de cooperação regional e internacional em benefício dos afrodescendentes em relação ao disfrute pleno dos direitos econômicos, culturais, sociais, cíveis ou políticos deles, a participação e integração em todos os aspectos políticos, económicos e sociais e culturais da sociedade, e a promoção de um maior conhecimento e respeito da diversidade de sua herança e sua cultura. No marco da celebração do Ano Internacional da Afrodescendência, consideramos necessário reconhecer através da investigação histórica para reivindicar as contribuições dos povos afrodescendentes ao processo libertário americano e sua ingerência em todo o processo histórico. IV.4) Temáticas Generais: De igual forma, convida-se a participar em qualquer uma das seguintes temáticas: • Etno-história. • História Social. • História Política. • História Militar. • História das Mentalidades. • História e Gênero. • História Oral. • História das Ideias. • História das Mulheres e de Gênero. • História da Educação. • História Económica. • História do Arte. • Historiografia. • História da Mídia. • História, Violência Política e Direitos Humanos. • História Cultural. • História das Religiões. • História da Ciência. • Reflexões aos trabalhos respeito ao Historiador, Bibliotecas, Museus e/ou Arquivos. • Reflexões respeito à Metodologia, Teoria e/ou Filosofia da História. • Temas afins à História. V. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PALESTRAS Os trabalhos recebidos serão sometidos a um “ditame cego” perante os membros da Comissão Acadêmica do Encontro, conformada por alunos, professores e investigadores da BUAP, UNAM e outras instituições, quem receberão o pedido de avaliação dos trabalhos históricos em função do foco, coerência, metodologia, teorização; pela presença de diversidade disciplinar, novos objetos de estudo, usos e maneiras de abordagem das determinadas fontes (primárias e secundárias), aplicadas nas temáticas propostas para o presente Encontro. VI. DATAS E MODALIDADES DE RECEPÇÃO VI.1 Generalidades da Entrega de Palestras/Comunicações Os trabalhos deverão ser enviados via correio electrónico, única e exclusivamente através do Formato de Apresentação de Palestras (FPP), junto com o Formato de Dados Pessoais (FDP). Pode se fazer o download desde o site do VII Encontro Latino-Americano de Estudantes de História: www.viieleh.mx. As palestras recebe-se-hão a partir de Terça-Feira, 16 de outubro de 2012, até o 31 de março de 2013, sem opção a prorrogas. Os resultados da aceitação ou rejeição dos trabalhos poderão se conhecer em um período aproximado de quatro semanas após o fechamento da presente Convocatória. VI.2 Organização de Envio de Palestras/Comunicações Os trabalhos devem ser enviados aos seguintes correios electrónicos de acordo ao país e região de correspondência:  Região Rioplatense. (rioplatense@viieleh.mx) Países que inclui: Argentina, Paraguai e Uruguai.  Região Andina (andina@viieleh.mx) Países que inclui: Bolívia, Chile, Equador e Peru.  Região Amazônica (amazonia@viieleh.mx) Países que inclui: Brasil, Colômbia, Venezuela e as Guianas.  Região do Caribe (caribe@viieleh.mx) Países que inclui: Cuba, Haiti, Jamaica, Porto Rico e República Dominicana.  Região Centro-americana (centroamerica@viieleh.mx) Países que inclui: Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Panamá, Belize, El Salvador e Guatemala.  México (mexico@viieleh.mx)  Invitados (invitados@viieleh.mx) Países não contemplados anteriormente e/ou países que não formam parte de Nossa América. Para qualquer dúvida, consulta e/ou sugestão, fica a sua disposição o correio electrónico: contacto@viieleh.mx ATENCIOSAMENTE: O COMITÉ ORGANIZADOR E DA FEDERAÇÃO LATINO-AMERICANA DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA

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